Notícia




Renzo Braz discursa sobre Dia Mundial do Autismo

03/04/2018

Renzo Braz apresentou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, no dia 02/04, discurso relativo ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Confira o discurso na íntegra.

“Popularmente conhecido como Autismo, o Transtorno do Espectro Autista é uma condição que compromete o desenvolvimento das habilidades sociocomunicativas e restringe os movimentos, tendendo a levar o portador a um padrão de comportamento restritivo e repetitivo. O grau de comprometimento é variável, indo desde quadros mais leves, em que sequer a fala ou a inteligência são comprometidas, até situações mais graves, impedindo, por exemplo, um contato interpessoal.

No Brasil, a Lei 12.764/2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que garante o desenvolvimento de ações e políticas públicas, inclusive com a participação da sociedade voltada para esse público, e inclui a atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com transtorno do espectro autista, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e nutrientes; além do incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista, bem como a pais e responsáveis, entre outras regulamentações.

Porém, na prática, o que vemos no Brasil são famílias enfrentarem verdadeiras batalhas para conseguirem ter um diagnóstico certo e um tratamento correto, com todos os estímulos necessários.

A saúde no Brasil tem muito a evoluir e, claro, os investimentos e pesquisas sobre o autismo precisam ser aprofundados.

Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Por isso, não existe um tratamento padrão. O que sempre há é a necessidade de que toda a família seja preparada para lidar com o transtorno e contribuir para o desenvolvimento do autista.

É indispensável a mobilização da sociedade e do poder público, para promover políticas públicas realmente eficazes e, claro, popularizar o assunto e o respeito aos portadores do Espectro Autista.

Muito Obrigado”.





COMENTE ESTA NOTÍCIA


Logo Principal

Copyright © 2018 Deputado Federal Renzo Braz - Todos os direitos reservados